PUBLICAÇÕES

 

Fonte: https://bibliotecaspelomundo.files.wordpress.com/2013/06/bodleian1.jpg

Esta página foi criada com o objetivo de divulgar trabalhos relacionados às temáticas da Lapa, Patrimônio Cultural, Turismo Lapeano e Geografia. Serão disponibilizados periodicamente algumas publicações, para que o leitor possa ter acesso a outros trabalhos realizados por outros autores. Segue os links nas pastas a seguir:

 

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Por Naomi Anaue Burda

 

Oficina sobre orientação e localização no centro histórico da Lapa Fonte: TABORDA, 2015

 

O conceito de educação patrimonial está relacionado com a concepção de Vigotsky sobre ensino, pois a atuação na área de Educação Patrimonial é o conceito de mediação, cunhado pelo psicólogo e pelo educador. Na obra Pensamento e Linguagem (1998), ele concebe que a ação do homem é resultado de “efeitos que mudam o mundo e efeitos exercidos sobre o próprio homem: é por meio dos elementos (instrumentos e signos) e do processo de mediação que ocorre o desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores (PPS), ou Cognição” (IPHAN, 2014, p. 23).

Para Manique e Proença (1994, p. 27):

Os estudos de história local revelam-se extremamente motivadores para os alunos porque lhes permitem realizar actividades sobre temas que lhes despertam o interesse, pela sua relação com o passado de que ainda reconhecem os mais variados vestígios. A motivação deve, contudo, ultrapassar a satisfação das simples curiosidade, para fomentar um verdadeiro trabalho de investigação.

Uma das formas de ter ações de transmissão de conhecimentos sobre a cultura de um povo é através da educação patrimonial. Como os patrimônios culturais existem em um campo de conflitos, onde diversos grupos atuam para a sua utilização/conversação/destruição/proteção, faz-se necessário que estes tenham acesso ao conhecimento. Quando há o conhecimento de um patrimônio cultural local, o indivíduo terá o sentimento de pertencimento do mesmo, colaborando para a sua proteção e preservação. Esta metodologia pode ser aplicada à Geografia como ciência para base em trabalhos de educação patrimonial, pois ao atuar em estudos de espaço geográfico e sua apropriação pela sociedade, está apta a trabalhar com o patrimônio cultural.

Esta página tem o intuito de divulgar materiais didáticos produzidos durante as oficinas do projeto do Atlas, e também alguns materiais produzidos externamente para a educação patrimonial. Propõe-se que estes materiais possam ser utilizados por professores e alunos em suas aulas, para fortalecer o conhecimento sobre o patrimônio cultural local.

SITES RECOMENDADOS

 

Ministério da Culturawww.cultura.gov.br

IPHANwww.iphan.gov.br

Valéria Borges da Silveira - www.valeriaborgessilveira.com.br

Ministério do Turismowww.mtur.gov.br

Secretaria de Cultura do Paranáhttp://www.cultura.pr.gov.br/

Referências:

IPHAN. Educação patrimonial: Histórico, processos e conceitos. Disponível em: http://portal.iphan.go v.br/uploads/ ckfinder/arquivos/Educacao_Patrimonial.pdf. Acesso em 30 junho de 2015.

MANIQUE, António Pedro; PROENÇA, Maria Cândida. Didáctica da história: patrimônio e história local. Lisboa / Portugal: Texto Editora, 1994.

 

2016© Todos os Direitos Reservados - Naomi Anaue Burda | Desenvolvido por: Geocadgis Serviços Técnicos Especializados