Centro Histórico da Lapa (PR) foi tombado pelo Estado do Paraná em 1989 e, a nível federal, pelo IPHAN, em 1992.

O atlas eletrônico do sítio histórico urbano proposto surgiu da perspectiva de explorar um local que contivesse um patrimônio cultural considerável, tal como o Centro Histórico da Lapa (PR). Estas páginas contêm partes da tese de doutorado intitulada Cartografia e patrimônio arquitetônico: a elaboração do atlas eletrônico do sítio histórico urbano da Lapa (PR), desenvolvida no Departamento de Geografia, do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

 

Este trabalho foi aprovado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. As metas para esta nova etapa foram:

 

a) Implementar o site do atlas para uso dos gestores, comunidade lapeana um instrumento de gestão do patrimônio cultural local e além disso realizar a divulgação do turismo lapeano.

 

b) Divulgar o patrimônio cultural da cidade da Lapa (PR) através da rede de internet.

 

c) Fazer uma manutenção periódica do site, através de inserção de novos mapas, imagens e trocas de informações com os usuários.

 

d) Realizar oficinas de capacitação para gestores municipais e alunos de escolas públicas e particulares estaduais e municipais, visando compreender a importância do patrimônio cultural.

 

e) Democratizar o acesso à cultura do patrimônio cultural.

 

f) Criar um atlas impressão para a educação infantil local.

 

 

Apresenta-se o atlas com uma nova versão atualizada, após um trabalho de pesquisa e extensão junto à comunidade lapeana. gestores públicos, gestores culturais, professores do ensino e alunos do ensino fundamental da Lapa, acadêmicos e professores do curso de Geografia da UEPG.

 

Este trabalho é dedicado a todos os que se identificam, amam e lutam por um patrimônio cultural democrático, que veem no passado uma fonte de conhecimento e acesso à cultura.

 

Créditos do trabalho:

Coordenação – Naomi Anaue Burda (DEGEO/UEPG)

Equipe das oficinas – Adriana Salviato Uller (DEGEO/UEPG), Elisabeth Johansen (DEGEO/UEPG), Nadia Maria Burda (SEED/PR), Grupo PIBIB Geografia UEPG, Clarissa Burda Thonsem

Edição das Páginas Eletrônicas – Geocadgis Serviços Técnicos Especializados

Modelos em 3D – Naomi Anaue Burda (DEGEO/UEPG).

Gravações dos vídeos – Douglas Coelho

Locuções: Nadia Maria Burda Iconografia (fotos atuais): Naomi Anaue Burda, Ana Taborda Iconografia (fotos antigas): Acervo da Casa da Memória

Iconografia (gravuras) – Brendo Francis Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

Fatos Historicos...

 

Através da leitura do livro Sou Josefa, Sou Joana, Sou Rita, de Betty Burda (2003), imaginou-se que alguns caminhos estariam sendo idealizados pelos tropeiros. Será que estes poderiam projetar os belos casarões da Lapa, com suas janelas, das quais poderiam ser visualizados traços culturais da cidade, tais como a culinária local e o café tropeiro muito bem servidos?


O tropeiro, de olhar futuro, que imaginava janelas a vislumbrar um atlas eletrônico. A Lapa de ontem mescla-se com a Lapa de hoje e os caminhos continuam.


Saiba mais sobre a história da Lapa >>>

 

2016© Todos os Direitos Reservados - Naomi Anaue Burda | Desenvolvido por: Geocadgis Serviços Técnicos Especializados