Perfil em 360° a partir do Centro da Praça General Carneiro

 

O Centro Histórico da Lapa foi tombado em 1989 em caráter emergencial, pois vários casarões estavam sendo degradados devido a não valorização do patrimônio arquitetônico local. Por medida, o então prefeito da época, Sérgio Augusto Leoni, encaminhou um pedido de tombamento, que foi prontamente atendido.

 

A cidade da Lapa (PR) possui um significativo patrimônio arquitetônico preservado do Estado do Paraná, do período dos séculos XIX e XX. O conjunto do seu centro histórico engloba uma área de 23,41 hectares, de 14 quarteirões com aproximadamente 235 imóveis, formado por edificações com arquitetura do estilo italiano, colonial português, luso-brasileiro, inglês e uma senzala, entre outros. Todos eles estão protegidos nos graus de proteção 1, 2, 3 e 4, conforme especificado nos casarões gerais deste atlas.


O relevo do centro histórico não possui muitas declividades, sendo dividido nas altitudes que variam de 908 metros a 928 metros, local que está localizada a Casa de Câmara e Cadeia da cidade.

 

Fonte: PARANÁ, Secretaria da Cultura do, 2013.

LAPA, Prefeitura Municipal da, 2013.

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Relevo Hipsométrico do Centro Histórico da Lapa

 

O relevo do Sítio Histórico Urbano da Lapa apresenta altitudes que variam de 908 à 920 metros. O museu localizado na altitude mais alta dos quarteirões tombados é a Câmara e Cadeia e Museu de Armas. O passeio pelo sítio histórico oferece uma altitude com diferenças planas, o que permite um roteiro agradável para o visitante.

 

2016© Todos os Direitos Reservados - Naomi Anaue Burda | Desenvolvido por: Geocadgis Serviços Técnicos Especializados